Notícias Areado

Campanha de vacinação contra a gripe iniciou nesta segunda-feira (23)

Indivíduos com mais de 60 anos e profissionais da saúde estão no grupo que serão imunizados na primeira fase da campanha.

Publicado em 23/03/2020
Por Diego Batista/Areado Notícias

Começou nesta segunda-feira (23) a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe. Em Areado, a vacinação está sendo realizada nos PSFs. Os indivíduos com mais de 60 anos foram para o primeiro lugar da fila, porque estudos mostram que estariam mais suscetíveis às complicações do novo coronavírus. Profissionais da saúde também são prioridade da primeira fase. Atenção: isso não significa que a vacina evita o ataque do coronavírus.

De acordo com uma nota divulgada pelas redes sociais do Comitê Gestor do Plano de Prevenção e Contingenciamento em Saúde do COVID-19 de Areado, a vacinação será realizado nos PSFs dos bairros Rosário, Centro, São Vicente e Nova Areado, a partir das 8h30. Ainda segundo a nota, o município já tem vacinas suficientes para imunizar todos do grupos prioritários.

Os idosos acamados ou impossibilitados de se deslocarem serão atendidos em domicílio. A solicitação deverá ser feita em um dos PSFs.

ALGUMAS RECOMENDAÇÃO PARA QUEM FOR VACINAR

- Evite aglomerações

- Não tenha contato com outras pessoas, exceto com os profissionais de saúde

- Se estiver com algum sintoma de gripe, não pegue fila, informe imediatamente um agente de saúde.

Outras fases da campanha

A 2ª fase da campanha de vacinação começa no dia 16 de abril e terá como público-alvo professores das escolas públicas e privadas, profissionais das forças de segurança e doentes crônicos que tenham prescrição médica ou sejam acompanhados por programas da unidade de saúde.

A 3ªfase da campanha começa no dia 9 de maio e terá como prioridade crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas, que são as mães que tiveram bebês até 45 dias e apresentem algum documento que comprove a condição, e adultos de 55 a 59 anos.

A campanha termina no dia 22 de maio em todo o estado.

CAMPANHA NACIONAL

O Ministério da Saúde inicia na segunda-feira (23/3) a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe. Nesta primeira etapa, os públicos prioritários são idosos e trabalhadores da saúde. Serão realizadas mais duas etapas em datas e para públicos diferentes, alcançando cerca de 67,6 milhões de pessoas em todo o país. A meta é vacinar, pelo menos, 90% de cada um desses grupos, até o dia 22 de maio. Para isso, foram adquiridas 75 milhões de doses da vacina, que já estão sendo enviadas aos estados. O dia “D” de mobilização nacional para a vacinação acontece no dia 9 de maio (sábado). Nesta data, os 41 mil postos de saúde ficarão abertos para atender todos os grupos prioritários.