Notícias Areado

Conselho de Educação vai recomendar fechamento de todas as escolas em Minas

Medida já foi estabelecida às escolas da rede estadual no domingo, em decisão da Secretaria do Estado de Educação.

Publicado em 16/03/2020
Por O Tempo

O Conselho Estadual de Educação deve divulgar nesta segunda-feira uma portaria recomendando que todas as escolas de Minas Gerais suspendam as atividades entre os dias 18 (quarta-feira) e 22 (domingo) de março para prevenção contra o coronavírus. A medida já foi estabelecida às escolas da rede estadual no domingo, em decisão da Secretaria do Estado de Educação. A informação é de Hélvio de Avelar Teixeira, presidente do conselho.

Segundo Teixeira, a portaria é uma recomendação, sem caráter obrigatório, e abrange escolas municipais, estaduais e privadas, em todos os níveis de ensino, inclusive creches. “Se não fecharem, o risco é delas”, diz o presidente.

Zuleica Reis Ávila, presidente do Sindicato das Escolas Particulares de Minas Gerais (Sinep / MG), afirma que a maioria das escolas particulares do Estado devem fechar as portas nesse período para que as equipes discutam o que fazer, caso seja necessário adotar uma suspensão por mais tempo no futuro.

“De acordo com a secretaria, não existe necessidade de fechamento das escolas ainda, mas há pressão dos pais, dos alunos e da sociedade sobre o assunto. Quando fechar (no futuro, não a partir do dia 18), não vai ser por cinco ou seis dias, vai ser por tempo indeterminado”, diz Ávila.

Uma das preocupações das escolas, diz ela, é não perder o ano letivo. Isso porque todas as escolas precisam ter, pelo menos, 200 dias letivos por ano, o que pode ser comprometido se precisarem manter as portas fechadas por muito tempo, além de recessos como as férias de julho e dezembro e datas como a semana das crianças, em outubro.