Notícias Areado

Eu preciso tomar vacina contra o sarampo? Veja quem tem que vacinar

Todas as pessoas com idades entre 6 meses e 49 anos devem receber a dose; mas, e quem se vacinou? Precisa receber a vacina de novo?

Publicado em 03/09/2019
Por Jornal O Tempo.

O surto de sarampo que se alastra pelo país, e que já provocou até mortes em São Paulo e Pernambuco, acendeu o alerta de muitos brasileiros que desconhecem a importância de manter o calendário de vacinação em dia.

Muitos perderam o cartão de vacina, documento em que são anotadas todas as doses tomadas desde a infância, e não sabem se devem voltar ao posto de saúde para receber a imunização contra o sarampo. É importante lembrar que a vacinação é a única forma de se proteger da doença. 

Mas, afinal, quem já tomou precisa receber outras doses? E quem não se lembra se tomou? Tire todas as dúvidas sobre a vacina contra o sarampo: 

Quem deve se vacinar?

Todas as pessoas com idades entre 6 meses e 49 anos. 

Quando as crianças devem se vacinar?

A primeira dose é dada com até 1 ano de vida. A segunda dose, considerada a última necessária, é dada aos 15 meses de idade.

O que é a "dose zero" ou "dose extra" lançada agora?

Com o aumento dos casos, Ministério da Saúde recomenda que todos os bebês do país de seis meses a 1 ano tomem a dose zero. Essa aplicação não dispensa as vacinas regulares, aplicadas aos 12 e 15 meses. É uma dose extra.

E os adultos?

Pessoas de 1 a 29 anos precisam ter tomado as duas doses para serem consideradas imunes. Se a pessoa nunca tomou a vacina ou se recebeu apenas a primeira dose, deve se vacinar.
Se não lembra ou perdeu o cartão de vacinação, a recomendação é que procure um posto de saúde. Quem tomou as duas doses, não precisa se preocupar.

Pessoas de 30 a 49 anos precisam de apenas uma dose. Se não tomou, não lembra ou perdeu o cartão, a recomendação é que tome. 

Quem já tomou a vacina de sarampo pode tomar de novo?

Não é preciso, uma vez que não há prazo de validade para a imunização. Jon Carlos Delorenzi, especialista da Mackenzie, ressalta, porém, que, como há um surto da doença, é recomendado que todos tomem a vacina, mesmo já tendo se vacinado. "A pessoa não vai ficar doente, porque já foi vacinada, mas pode pegar o vírus e acabar passando adiante. É o que chamamos de 'efeito rebanho'", explica. 

Assim, mesmo quem já tomou duas doses da vacina deve se vacinar. 

Grávidas devem se vacinar?
A vacina é contraindicada durante a gestação. 

A vacina contra o sarampo é eficaz? 

Ela evita o sarampo em 98% dos casos, mas é fundamental fazer o esquema vacinal completo. 

Por que pessoas com mais de 60 anos não são vacinadas?

"As pessoas que nasceram antes de 1960, já entraram em contato com a doença e já têm anticorpos", explica Solange. 

Mulheres que participaram da campanha contra a rubeóla em 2008 também foram imunizadas contra o sarampo? 

Sim, à época era oferecida a tríplice viral, que contempla o sarampo. A campanha de 2008 e a campanha que foi feita com crianças de 1 a 4 anos no ano passado são fatores de proteção.