Notícias Areado

Sargentos recebem Título de Cidadão Honorário da Câmara de Carmo do Rio Claro

Cerimônia aconteceu na segunda-feira (20) e contou com a presença da população e de diversas autoridades.

Publicado em 23/05/2019
Por Portal Onda Sul

A Câmara de Vereadores de Carmo do Rio Claro entregou nesta segunda-feira, 20, durante sessão solene, os Títulos de Cidadão Honorário aos Sargentos da Polícia Militar Ivan Júnior da Silva e Marcelo de Ávila Oliveira.

Sargento Ivan Júnior da Silva nasceu em 1975, em Maringá, no Paraná. É filho de Ivan Costa Silva e Leide Pereira da Silva. Mudou-se para São José da Barra/MG em 1982. Começou a trabalhar cedo, aos 12 anos, para ajudar com as despesas da casa. Foi aprovado no concurso da Polícia Militar do Estado em 1995 e fez sua formação na cidade de Passos/MG. Em 1996, atuou em Alterosa e, em 1997, solicitou sua transferência para a cidade de Carmo do Rio Claro onde se encontra há 22 anos. Aqui, constituiu sua família, sendo pai de Eduarda e Eunice e em um relacionamento estável com a advogada Mara Mônica Lopes.

Sargento Ivan, como é conhecido na cidade, atuou por sete anos no Programa de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), formando mais de seis mil crianças e adolescentes. Duas turmas foram da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE). Em 2008 foi promovido a graduação de Cabo, retornou para o policiamento ostensivo em 2014, ano em que foi condecorado com a Medalha Grau Bronze pela Polícia Militar de Minas Gerais. Atuou por quatro anos na Polícia Ambiental e, em 2015, depois da formação para Sargento, voltou ao policiamento ostensivo.

Retornou para Carmo do Rio Claro após o conclusão do curso. Durante estes quase 23 anos de serviços prestados à comunidade carmelitana realizou relevantes serviços no combate a criminalidade e a defesa do carmelitano.

Ressalta-se que o agraciado engradece nossa cidade e sua Corporação razão pela qual faz jus ao Título de Cidadão de nosso município.
A presidente da Câmara Ângela Maria de Souza Vitor, propositora do Título estregou ao Sargento Ivan a honraria.

Sargento Marcelo de Ávila Oliveira nasceu na cidade vizinha Alpinópolis, em 1977. É filho de João Batista de Oliveira e Ana Justina de Ávila Oliveira. Ainda criança, foi morar em Alterosa onde trabalhou na Prefeitura e no Correios do Distrito do Divino Espírito Santo. Ingressou na Polícia Militar do Estado em 1999 e fez estágio operacional em Bom Despacho, Passos e Carmo do Rio Claro. Depois de sua formação, foi designado para a cidade de São Pedro da União, seguiu para Alterosa e em 2005 começou a atuar em Carmo do Rio Claro. No mesmo ano, casou-se com a carmelitana Cinthia Faria Monteiro de Ávila Oliveira com quem tem os filhos Marcella, Rafaela e Miguel.

Foi promovido Cabo em 2009. Em 2017, foi promovido a 3º Sargento. Em 2018, foi agraciado pelos moradores do Bairro Nossa Senhora de Lourdes com um troféu intitulado “Policial do ano”. Durante quase 14 anos de serviços prestados à comunidade, já recebeu mais de 60 Recompensas Meritórias em reconhecimento por sua atuação, sendo estas: elogio individual, nota meritória e menção elogiosa. Sendo também alvo de reconhecimento de autoridades locais, inclusive com publicações de diversas Moções de Aplausos concedidas pela Câmera.

Dentro da Polícia Militar realizou diversos cursos como Curso Técnico de Segurança Pública, Curso de Informática na atividade policial Militar, Curso de Promotores de Direitos Humanos, Curso de Técnicas Policiais Avançadas 1 e 2, Curso de Condutores de Veículos de Emergência e Curso TCO.

Ressalta-se que o agraciado escolheu esta cidade para trabalhar em prol da comunidade carmelitana, dedicando-se dia e noite de serviço ou de folga, por tudo isso e por já se considerar carmelitano de coração , Sargento Marcelo recebe das mãos da presidente da Câmara e propositora da homenagem o Título de Cidadão Carmelitano.

O Comandante da Polícia Militar Tenente Clemente Alves de Jesus Filho cumprimentou os homenageados e alguns companheiros de trabalho que também participaram da homenagem.

As sobrinhas de Sargento Ivan Angelina e Valentina também prestaram suas homenagens entregando presentes e flores ao homenageado.

O senhor Paulo Henrique dos Santos prestou sua homenagem ao Sargento Marcelo. Paulo enalteceu as qualidades de Sargento Marcelo, do seu compromisso e amor pela profissão. Paulo Henrique pediu que todos os presentes estendessem as mãos sobre os homenageados, e fez uma oração pedindo proteção e saúde sobre Sargento Marcelo e sobre sua família.

Os vereadores presentes João Paulo de Castro Ferreira, Paulo Marcelo Silva, Sandro Deoclécio de Oliveira, Juliano Alves da Silva, Inácio Roberto Lopes prestaram suas homenagens e parabenizaram os Sargentos.

O prefeito de São José da Barra Paulo Sérgio Leandro e o prefeito de Carmo do Rio Claro Sebastião César Lemos também prestaram suas homenagens e enalteceram o belo trabalho prestado pelos Sargentos e por toda a Polícia do Estado.

A filha de Sargento Marcelo, Marcela Monteiro de Ávila Oliveira homenageou o pai com uma linda mensagem.

A presidente da Câmara e proponente do Título, Ângela Maria de Souza Vitor disse que os Sargentos já eram carmelitanos de fato e agora carmelitanos de direito. Disse que propôs o título pelo compromisso e dedicação que os sargentos têm com a cidade de Carmo do Rio Claro. A presidente destacou os anos de trabalho prestados com seriedade à comunidade, de combate à criminalidade e em defesa da população.

Por fim, os homenageados agradeceram a presidente da Câmara pela proposição do Título e aos demais vereadores pela aprovação, pela presença de familiares, amigos e companheiros de trabalho, por compartilharem com eles este momento.