Notícias Areado

Opiniões


Nova sessão do site vai falar sobre Turismo, com Hugo Mião

Publicado em 23/08/2019 por Hugo Mião


Caro leitor, cara leitora... Iniciamos hoje, uma parceria com o portal Areado Noticias no intuito de a cada semana (toda sexta-feira) falarmos de um tema, que ano após ano, vêm se tornando cada vez mais presente no dia-a-dia dos brasileiros: o turismo.

Minha ligação com essa “indústria de serviços” começou no ato de meu ingresso na Universidade Estadual Paulista (UNESP), no curso de Turismo com ênfase em meio ambiente desta instituição, lá pelos idos de 2004, e desde então, diariamente, vivo e me atualizo sobre esse segmento tão importante e ao mesmo tempo, tão negligenciado em nosso país, mesmo sendo uma indústria que gera e distribui milhões em renda e que também promove uma educação ambiental na comunidade inserida, sendo além de tudo, uma indústria limpa. 

Alguns de vocês me conhecem... Em 2008, concluí meu trabalho de conclusão de curso (TCC) que teve como tema, a “Análise dos potenciais e atrativos turísticos do município de Areado/MG utilizando ferramentas de geoprocessamento e imagens do Google Earth”, material este, que foi disponibilizado na integra para o município e em 2011, fui convidado pelo então prefeito, Rubens Vinicius Bornelli para criar a Secretaria Municipal de Turismo e Cultura de Areado e assim, conduzir os trabalhos. Permaneci como secretário até 2015 quando, por vontade própria (e após muitas conquistas entre elas a criação do Circuito Turístico Lago de Furnas e a obtenção de recursos do ICMS Turístico para Areado), retornei para o setor de hotelaria e após um período atuando em Bonito/MS, atualmente estou à frente de uma unidade da marca IBIS HOTEL da rede Accor, no estado de Alagoas.

Minha ligação com Areado é ainda mais antiga, quando em 1997, então com 11 anos, residi pela primeira vez no município com minha família, (meu pai João Batista Mião foi transferido de agência pelo Banco do Brasil) e após a tristeza de sair da cidade que nasci (Ibiraci), fui presenteado com uma bela cidade. Cidade esta, que foi muito fácil aprender a amar.

Areado, com suas montanhas e às margens do lago de furnas, é um lugar de clara e imediata beleza cênica, com uma população que faz jus ao “título” de mineira e que sabe receber os visitantes muito bem, deixando clara para todos, a sua vocação para o turismo, pois atualmente, o setor de serviços como hotéis, bares e restaurantes apresenta uma ótima estrutura que não deixa nada a desejar para municípios de médio porte da região. Mas, o que poucas pessoas conhecem, é a vocação mais do que natural da cidade de Areado, para o turismo rural. 

Existem no município hoje, propriedades dos mais variados tamanhos que podem oferecer uma experiência inigualável para pessoas que nunca tiveram acesso à vida no campo, à produtos artesanais e principalmente ao relacionamento humano com a natureza.

Na prática do turismo rural, os elementos da atividade turística manifestam-se predominantemente pela destinação da terra focada nas práticas agrícolas e na noção de ruralidade, ou seja, no valor que a sociedade contemporânea concebe ao rural, e que contempla as características mais gerais do meio rural: a produção artesanal de qualidade, a paisagem, a biodiversidade, a cultura e o modo de vida, a lógica familiar, a cultura comunitária e a identificação com os ciclos da natureza.

No entanto, para que esse segmento de turismo possa, de fato, constituir-se em um fator de desenvolvimento, são necessárias “ações de estruturação e caracterização, para que essa tendência não ocorra desordenadamente, de modo a consolidar o Turismo Rural como uma opção de lazer para o turista e uma importante e viável oportunidade de renda para o empreendedor rural”. (MTUR, 2003).

Por fim, como Turismólogo, entendo que Areado possui em uma pequena área territorial, um potencial real de turismo e uma infinidade de oportunidades para que empreendedores possam começar o seu negócio neste setor, seja ele no segmento de alimentos e bebidas, de hospedagem ou de serviços; Eu começaria no turismo rural!

Até a próxima.

Dica de leitura: Documento do Ministério do Turismo do Brasil, "Diretrizes para o Desenvolvimento do Turismo Rural", disponível no site www.turismo.gov.br .

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

  • GONÇALVES, Leonardo Giovane Moreira ; THOMAZ, Rosangela Custodio Cortez . Brincadeiras e brinquedos que tive um dia: O Museu do Assentado no município de Rosana/SP. In: Átila Bezerra Tolentino, Emanuel Oliveira Braga. (Org.). Caderno Temático: Educação patrimonial: políticas, relações de poder e ações afirmativas. e24 .João Pessoa: IPHAN- PB, Casa do Patrimônio da Paraíba, 2016, v. 5, p. 132-144.
  • GONÇALVES, Leonardo Giovane Moreira ; THOMAZ, Rosangela Custodio Cortez. O Recordar como sentido de existir: o futuro Museu do Assentado e os traços da reforma agrária no município de Rosana/SP. REVISTA GEOGRÁFICA ACADÊMICA , v. 11, p. 143-156, 2017.
  • BRASIL, Ministério do Turismo. Tour da Experiência. Disponível em http:// www.tourdaexperiencia.com.
  • BRASIL, Ministério do Desenvolvimento Agrário. Secretaria de Desenvolvimento Territorial. Referências para uma Estratégia de Desenvolvimento Rural no Brasil. Série Documentos Institucionais n.º 1. Brasília: MDA, março de 2005.

 

E-mail para contato: hugomiao@live.com