Notícias Areado

Opiniões


Reflexão para o mês da mulher

Publicado em 21/03/2017 por Vivian Leite


“Parabéns mulher pelo seu dia”, essa é a frase clichê que escutamos no dia 8 de março todos os anos. A data, assim como várias datas comemorativas no calendário serviu para a publicidade ganhar seu dinheiro vendendo presentes, chocolates e flores. Mas por que parabéns? Por que existe este dia? Por que neste dia ganhamos flores e o resto do ano sofremos toda sorte de violência? Bom, o dia da mulher surgiu após vários períodos de luta e se originou com acontecimentos envolvendo trabalhadoras da indústria têxtil em Nova Iorque e na Rússia. As mulheres iam para as ruas pedindo melhores condições de trabalho como diminuição da jornada (que era de 15h por dia), aumento de salário e também o fim do trabalho infantil nas fábricas.

Atualmente os mais altos cargos são preenchidos por homens, mulheres (principalmente com filhos) tem maior dificuldade para entrar no mercado de trabalho e quando conseguem muitas vezes sofrem abusos, recebem salários inferiores exercendo o mesmo cargo de um homem. A sociedade vive dizendo que mulher de família ou mulher que se dê valor não pode sair por ai de roupa curta ou batom vermelho. Porque isso é coisa de puta e provoca os estupros, a culpa é sempre da vítima. Somos tratadas como objeto, a mídia vive sexualizando a mulher e impondo padrões inalcançáveis de beleza.

Por estas questões e tantas outras esse dia é tão importante. Que este dia/mês seja lembrado que as mulheres lutam por direitos iguais, por trabalho sem discriminação, pela não violência física ou verbal, que ser mulher não é só ser mãe ou dona de casa, que mulher também tem voz, que pode usar a roupa que quiser, ir aonde quiser e merece ser sempre respeitada.

E você, ainda acha que “Parabéns” vai resolver alguma coisa?