Notícias Areado

Opiniões


Sobre ser professor

Publicado em 15/10/2017 por Vívian Ruela


Decide-se ser professor por muitos motivos, os quais não vou enumerar agora, porque não vêm ao caso. Mas, o que vale para ser professor, e para ser qualquer outro profissional, é ter vocação. Então vamos lá! O que é ter vocação para docência? É o mesmo que ter vocação para fazer qualquer outra coisa. Com um agravante: nós, professores, podemos, e devemos, mudar a sociedade. Sempre temos em nossas aulas o momento para semear o questionamento, para semear o valor do conhecimento. Porque saber das coisas é bom. Ter conhecimento sobre as coisas é bom. Saber que podemos fazer diferente e que podemos fazer diferença enquanto cidadãos é algo que nos move para mais um dia, mais uma aula, mais um momento de propor não somente conteúdos curriculares aos alunos, mas de propor cidadania,  consciência social. Isso talvez seja até mais importante que conjugar verbos no pretérito perfeito do indicativo ou resolver equações sei lá de que grau.
Estar em sala de aula é algo que me mantém viva, que me mantém no rumo certo. Sei da certeza da minha escolha que, num momento do passado, foi feita tão sem propósito. E, hoje, percebo que esse propósito é muito maior do que eu poderia, sequer, supor. Porque ser professor é mostrar aos alunos que o mundo se move com perguntas, e não com respostas. Ser professor é saber que questionar é essencial. Ser professor é saber que o conhecimento nos mantém sempre em frente, e sempre em movimento. 
Que todos nós, professores e cidadãos tenhamos a coragem necessária para movimentar o mundo com questões que sempre levarão à sabedoria.